Nesta quarta-feira (18), o mestre, doutor em capoeira Nelson Hilário “Muzenza”, esteve no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) apresentando as dependências estruturais do local aos contramestres Curió, de Santo Anastácio, e Delei, de Prudente, o professor Tito, o monitor Borracha, também prudentino, o capoeirista de Ponta Porã, Kariston,
e alunos, onde a partir do dia 6 de janeiro ele estará ministrando aulas dessa arte puramente brasileira! Na ocasião fizeram fotos e vídeos e presentearam os associados com a magia da capoeira que pode ser definida como exercício, esporte, dança, cultura!
Provavelmente ao ouvir ou ler a palavra capoeira, a primeira coisa que vem a mente da pessoa são aqueles movimentos de giros e saltos no ar, rasteiras, “lutas”, e demais movimentos característicos da arte. Contudo, não é bem assim, como explica Nelson Hilário. Segundo ele, a capoeira é uma das atividades mais completas, qual oferece inúmeros benefícios aos seus praticantes, uma vez que, trabalha o corpo em sua totalidade. Logo, pode ser praticada por todas as faixas etárias. Inclusive, existem profissionais que se especializam em áreas específicas para atender a todas as demandas. Como é o caso de Nelson que além de ofertar suas técnicas a todos os públicos, se especializou na capoeira na longevidade! “A prática realizada como exercício físico, tem como objetivo melhorar as capacidades físicas, por meio de atividades planejadas, estruturadas, repetitivas, com música e danças. Como exercício físico, a capoeira abrange todas as partes do corpo de forma harmoniosa, melhorando a aptidão funcional, podendo ser praticada por pessoas de qualquer faixa etária porque os limites são determinados por cada indivíduo”, frisa.
Ele destaca que, especialmente para os idosos, a capoeira funciona como prevenção, reabilitação e terapia para recuperar e manter a autoestima de uma população que tem sua experiência pouco valorizada pela sociedade.
“Quando valorizados e cientes dos benefícios proporcionado por meio da prática da capoeira, os idosos são tão capazes quantos os mais jovens”, garante o doutor.
Prática segura e prazerosa
O mestre salienta que no início do programa é extremamente necessário conhecer o histórico físico dos participantes. Para isso, é fundamental aplicar anamnese (questionário), e avaliar os componentes da capacidade funcional, ou seja, mensurar (medir), a resistência, força e potência muscular, a flexibilidade, mobilidade, equilíbrio dinâmico e estático, para prescrever e orientar exercícios que melhor atendem as necessidades dessa população.
Além disso, conforme ele, reavaliar a cada seis meses, para verificar o efeito do treinamento. Apresentar esses dados aos praticantes é uma boa contrapartida. “Dessa maneira, teremos como comprovar os efeitos benéficos por meio da prática segura e prazerosa da ‘Capoeira na Longevidade’, além de não ser uma atividade contraindicada por conta das doenças crônicas degenerativas já instaladas, ainda é recomendada pelos vários efeitos benéficos proporcionados.
Ampliar e propagar a capoeira
Além do foco na Capoeira na Longevidade, a ideia do mestre é trabalhar no Centro Cultural e Treinamento a capoeira kids ou (para crianças), jovens e também adultos. “Divididas entre aulas lúdicas, condicionamento físico, movimentos e ritmos, instrumentos, ginástica, treinamento funcional, Maculelê e Samba de Roda, além de cursos profissionalizantes para professores de capoeira”, acentua.
Na capoeira kids, o objetivo é canalizar a energia das crianças em movimentos, proporcionando coordenação motora, flexibilidade, agilidade e musicalidade.
Estudos comprovados
Nelson faz a citação de alguns dos principais pesquisadores do processo do desenvolvimento motor, como Gallahue e Ozmun (2003), em que ressaltam que brincar é o que as crianças fazem quando não estão comendo, dormindo ou obedecendo à vontade dos adultos. Desta forma, brincando elas tomam consciência de seus corpos e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo.
O ensino da capoeira na infância deve acontecer de uma forma bem recreativa, uma vez que não devemos especializar nenhum movimento de crianças com menos de 6 anos. Nessa fase deve-se buscar a satisfação por meio do ensino, bem como da educação pelo movimento e não a técnica e perfeição dos movimentos.
A capoeira também ajuda a desenvolver atitudes e valores como o respeito, a disciplina, o autocontrole, a concentração, a cooperação e a solidariedade, contribuindo para a formação integral de quem a pratica e se caracterizando como uma ótima atividade a ser aplicada na infância (HASSENPFLUG, 2004).
Segundo Leitão (2006), aulas na educação infantil com fundamentação nos jogos e atividades lúdicas beneficiam a criança nos aspectos psicomotor, cognitivo e afetivo-social.
A necessidade das atividades lúdicas e a importância de sua inclusão contextualizada e consistente nas aulas estão convalidadas pelas diretrizes propostas pelos parâmetros curriculares para a disciplina de Educação Física (MOREIRA; SCHWARTZ, 2009).
Os primeiros seis anos de vida são justamente aqueles durante os quais são apreendidas e desenvolvidas as habilidades motoras básicas. A partir dos 7 anos inicia-se o período de melhora de desempenho que depende da integração de movimentos mais complexos (BEE, 1996).
Benefícios da capoeira
Atende a todos os públicos e faixas etárias
Trabalha todo o corpo
Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético
Possibilita maior flexibilidade
Propicia maior coordenação
Estimula a velocidade
Estimula a autoconfiança
Define o corpo
Evidencia o valor da defesa (e não do ataque)
Estimula o respeito pelo próximo
Amplia o conhecimento
Ajuda diminuir a timidez
Ajuda a liberar o estresse