
Renato Lotfi, casado com Vera Lucia Peretti e Silva Lotfi tem dois filhos sendo Maria Renata e Eduardo. Formado em Odontologia em 1983 pela Unoeste e Pós Graduado pela USP – Bauru em 1985, exerceu Odontologia até 2004 como docente da Unoeste, além de atender em um consultório privado.
A partir de 2004 passou a dedicar-se na gestão dos negócios da família em atividades do agronegócio, sendo que no ano de 2016 completou o MBA pela FGV de São Paulo em economia e gestão do agronegócio.
Na entrevista, ele fala sobre os últimos dois anos em que permaneceu como presidente do clube:
Imprensa Tênis Clube: Que balanço você faz de seus últimos dois anos de gestão?
Renato Lotfi: Ao longo desses anos à frente do Clube, pudemos implementar importantes mudanças de conceito, valores, gestão e governança, com o claro objetivo de beneficiar a todos, muitas delas muito bem percebidas pelo corpo associativo, com destaque para a significativa melhora nas demonstrações financeiras e transparência do Tênis (Disponível em nossa fanpage), recomposição de crédito juntos as instituições financeiras, mudança no perfil da dívida, se manter adimplentes em todos os compromissos, equilibrar as nossas contas mensais, usar responsavelmente os recursos e melhorar as práticas de gestão com implantação de novos processos e regulamentos.
Imprensa Tênis Clube: Quais foram os principais investimentos e realizações?
Renato Lotfi: Na sede social, construímos a nova cozinha do salão social e compramos novos equipamentos como câmara fria e fogão industrial, criamos a área de convivência social e a boatinha foi repaginada.
Na área de acesso a sauna e vestiários criamos mais uma sala climatizada de atividades para o Programa Vida e Movimento e estruturamos uma sala de avaliação física, numa sala especifica com equipamentos para tal fim ao lado da sinuca, na qual os sócios podem realizar a sua avaliação física e monitorar a evolução com nossas educadoras físicas.
No tênis, criamos o espaço Roland Garros, localizado atrás da quadra coberta destinado a confraternização dos tenistas, onde anteriormente era um depósito de entulhos, além da reforma do paredão, quiosque do bebedouro com instalação de novo equipamento e pia.
No squash realizamos uma zeladoria completa com pintura, manutenção geral e troca de bebedouro.
No bocha fizemos uma nova cancha, criamos um novo espaço de convivência ao lado da quadra com mesas e cadeiras, realizamos a manutenção de toda estrutura metálica e da cozinha daquele local além da compra de uma nova geladeira com posterior pintura geral das ferragens e envernizamento das quadras .
Na sauna, fizemos a manutenção e zeladoria de toda a área, onde os sauneiros que aqui estão sabem da qualidade daquele local.
No tiro ao alvo fizemos trabalho de zeladoria com troca de todo o sistema elétrico e de cobertura daquele local, que logo quando assumi se fazia extremamente urgente, recuperamos totalmente a área anexa que estava tomada como depósito e hoje se tornou um local com churrasqueira, balcão, pia e armário para realização de confraternização.
No ginásio de esportes criamos uma sala de recreação pra crianças até 7 anos e uma sala de judô para prática deste esporte que faz parte agora do Programa Vida e Movimento.
No balneário restauramos estruturalmente e com nova paginação arquitetônica os dois chuveiros, obra simples, mas que tornou ainda mais bonito aquele local.
Talvez a maior marca que esta gestão irá deixar seja o complexo de areia, o qual possui 5 quadras de areia para prática de futevôlei, vólei de praia e a grande vedete que é o beach tennis que tem ainda um anexo com espaço de convivência para estes esportistas de areia com cadeiras, guarda sol, chuveiros e bebedouros.
Garanto para vocês que temos este novo patrimônio dentre os melhores do Brasil, inclusive foi a palavra de uma recente visita da campeã brasileira de beach tennis ao nosso clube.
Os números de frequência destas atividades de areia são espetaculares e para quem não teve a curiosidade de conhecer ainda é tempo de ver com certeza o maior sucesso de frequência de esporte na história do clube.
Em 60 dias de inauguração, o esporte beach tennis, já tinha mais de 80 novos praticantes desta modalidade e hoje já ultrapassa 100 pessoas que ali frequentam este novo esporte com grande participação feminina.
Ampliamos o número de câmeras de segurança e instalamos duas câmeras SPPED DOME visando aumentar a segurança do balneário e de todo seu entorno.
Não podemos deixar de mencionar as ações diretas em benefício do corpo associativo como o Programa Vida e Movimento com diversas atividades independentes de sexo e idade, a escolinha de futebol para crianças de 4/6 anos de forma gratuita, a fim de estimular a retenção destas crianças e a implementação de preços diferenciados de convites para sócios em todos eventos sociais.
Os nossos eventos sociais (Réveillon, Baile do Hawaii, Aniversário do clube e Festa junina) apresentaram nestes dois anos um resultado superavitário superior a R$ 124.000,00 demonstrando que é possível lucro social e financeiro quebrando paradigmas e adotando novos modelos de gestão.
Resgatamos na boatinha, após a reforma, os inesquecíveis tempos de dançar com resultado maravilhoso e que deve ser incrementado na próxima gestão.
Realizamos, ainda, o PP Open 2017 e 2018 no clube, franqueando a entrada para convidados e que foram espetáculos de alto nível técnico apresentado em quadra a participação de atletas ranqueados mundialmente, além da participação dos sócios nas categorias amadoras.
Ainda na área dos esportes realizamos o primeiro torneio aberto de futevôlei com mais de 100 atletas participantes, com presença de atletas renomados de todo o Brasil.
Imprensa Tênis Clube: Qual a marca de sua gestão?
Renato Lotfi: Procuramos não esquecer de nenhum local, nenhuma faixa etária, nenhum público, nenhum departamento, nenhuma diretoria e estar sempre aberto ao diálogo. Entendo que a abertura para o diálogo e o tratamento respeitoso às diferentes correntes de pensamento são as principais ações para mudar a forma de enfrentar e resolver os problemas, para viabilizar as administrações futuras e o convívio harmonioso dentro de nosso “oásis”.
E com humildade, sempre que necessário, revemos modelos existentes, decisões e processos em prol dos interesses da coletividade.
Com o estabelecimento de metas claras, de planejamento e de foco, conseguimos estabelecer as maiores marcas da atual gestão, que são a austeridade, a responsabilidade com os recursos do clube, a igualdade entre todos os associados com o fim dos privilégios em diversas áreas e o cumprimento rigoroso do estatuto.
Imprensa Tênis Clube: Conseguiu cumprir todos os seus objetivos? Se não, o que gostaria de implementar?
Renato Lotfi: Grande parte dos objetivos da minha gestão foram cumpridos com toda certeza, mas vislumbro a necessidade constante de modernizar, seja fisicamente, seja administrativamente, o clube, para perpetuar esse bem que nos é tão querido e prazeroso, o qual todos amamos.
É fundamental a permanente adaptação do Tênis Clube as mudanças e as novidades que ocorrem rapidamente em nossa sociedade. Reforço, mais uma vez, que todas essas realizações ocorreram em apenas dois anos de gestão. Ainda há muito o que se fazer seja administrativamente, socialmente, nos esportes e na busca da redução do custo do serviço da dívida.
Imprensa Tênis Clube: Quais seus principais aprendizados?
Renato Lotfi: Primeiro tenho que dizer que é um privilégio ser presidente de uma entidade da grandeza da associação e isso eu devo, primeiramente, aos associados, que nos elegeram ao conselho e também aos conselheiros, que proporcionaram essa oportunidade de, mais uma vez, ser o escolhido para dirigir a associação. Difícil falar dos principais aprendizados, pois todo dia e a toda hora nos deparamos com coisas novas. Portanto, é um processo contínuo de aprendizado.
Imprensa Tênis Clube: Que mensagem gostaria de deixar para todos os associados?
Renato Lotfi: Somos como sócios do Tênis Clube donos de um patrimônio inestimável o qual oferece serviços de muita qualidade como poucos clubes no Brasil. Por conta deste motivo devemos sempre lutar e defender esta instituição, pois “ SOMOS TODOS TÊNIS CLUBE “ e não haverá crise no pais que nos vença.
Confira a seguir algumas imagens das benfeitorias realizadas por Renato Lotfi.