Por Oslaine Silva
Nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro foram realizados Exames de Graduação de Mérito de 22 crianças na sede da escola Krav Maga Impacto, em Presidente Prudente. Destas, nove são associadas e alunas da turma kids das aulas que são ministradas no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) as quintas, às 18h30 e aos sábados às 9 h. “Todos graduaram para a primeira faixa cinza com a ponta branca. A primeira graduação no Krav Maga para crianças é crucial, pois estabelece uma base sólida de habilidades de autodefesa e promove o desenvolvimento físico e mental”, expõe a morah (instrutora) da academia, Mariana Oliveira.
Segundo ela, além disso, ensina princípios de respeito, disciplina e autocontrole, contribuindo para sua formação e consciência da importância da autodefesa.
“Consciência em saber qual atitude prosseguir diante das situações, sendo essas na rua com um estranho ou na escola como bullying, por exemplo. Aprende os protocolos de segurança, como num caso de um possível atirador entrar numa escola e o que a criança tem que fazer, lembrando que nenhuma criança é super herói”, explica Mariana.
UMA CONQUISTA
De acordo com a morah, sempre quando as crianças entram para uma luta elas ficam ansiosas em receber a primeira faixa. Só que a faixa não é dada, ela é conquistada. A primeira graduação vem a partir do momento em que a criança já sabe executar todas as técnicas, tem disciplina, autocontrole e determinação. No dia, a graduação é feita de duas maneiras, sendo uma prova por escrito, em que colocam todos os princípios, as técnicas e fazem perguntas referentes ao conteúdo ensinado às crianças. Depois, a segunda parte, é uma demonstração das técnicas que elas aprenderam durante as aulas.
“E assim, tendo a somatória total das notas acima de 6 pontos, ela conquista a faixa. Porém, algo que priorizamos, que é muito importante: só faz a graduação aquele aluno que tem disciplina, e também aquele que não tem nota vermelha de média no boletim escolar. É uma forma de incentivar as crianças a estudarem as matérias escolares”, destaca a instrutora.
DEGRAU A DEGRAU
Com a primeira faixa, Mariana diz que a criança entende que ela tem mais responsabilidade sobre as técnicas ensinadas; que ela não é nenhum super-herói, nenhuma heroína, e que sabe como tem que se comportar diante de algumas situações. E conforme a criança vai desenvolvendo a técnica, os ensinamentos, ela vai subindo de degrau.
“Cada degrau seria uma graduação. Vale salientar que não são todas as crianças que fazem a graduação. Esta acontece através de um convite meu. Vou avaliando a criança durante as aulas e assim que percebo que ela está apta a fazer a graduação, converso com seus pais e faço o convite. Havendo a aceitação dos mesmos o exame de graduação será feito”, denota a morah.
“A primeira graduação no Krav Maga para crianças é crucial, pois estabelece uma base sólida de habilidades de autodefesa e promove o desenvolvimento físico e mental”, Mariana Oliveira
- ALUNOS GRADUADOS
- Daniel Loureiro Barbieri Pravuschi – 6 anos
- Dante Maracci – 9 anos
- Frederico Trevisan Bongiovanni – 5 anos
- Gabriela Naomi Tuguimoto Okada – 8 anos
- Igor Yoda Sonoche – 9 anos
- Kevin Henrique de Souza Dias – 4 anos
- Leonardo Camargo Mendes – 7 anos
- Rafael Morano Von Ah Resende – 8 anos
- Theodoro Trevisan Bongiovanni – 7 anos
Fotos: Cedidas